quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ganhar...mas, ganhar o quê?

Estava ontem assistindo ao lances do jogo do Santos no final de semana e
me dei conta de uma coisa hoje: quando eu via o jogador Neymar antes do
episódio de indisciplina e desrespeito, eu o olhava com muita admiração;
ontem ao ver os lances do jogo do último domingo, em que este mesmo
garoto fazia um gol, olhei com muita indiferença. O meu pai e meu
cunhado, grandes telespectadores do futebol de campo, ao serem
questionados por mim sobre os lances do Neymar tiveram o mesmo olhar que
o meu. É como eu disse aos alunos durante a semana do triste
acontecimento com o Neymar: levamos muito tempo para construir um bom
nome e segundos para destruí-lo.
Atitudes antidesportivas são depreciadas (e ainda bem!) pelos
verdadeiros amantes do futebol de Garrincha e Pelé. Os "Neymares" podem
mostrar um bom futebol, mas a "ultima impressão" é a que fica.
Então, caros alunos, fiquei pensando no orgulho que senti ao levar os
alunos do Claret nas últimas competições. Os guris que jogaram o JEDES
juvenil podem não ter trazido o primeiro lugar, mas conquistaram a minha
confiança em inscrevê-los em qualquer competição e a minha admiração.
Os guris tiveram uma atitude muito digna em conseguirem perder um jogo
sem perder a cabeça. Eles mostraram a muitos "projetos de Neymar" o que
significa espírito esportivo, fairplay, ética no esporte. Não
aconteceram palavrões, nem agressões físicas ou verbais. Isso para eu
que sou uma professora, não tem medalha de primeiro lugar que substitua.
Conversando com o coordenador dos JEDES, ele me contou que as finais do
Juvenil precisou ser canceladas pois houve briga. Então pensei comigo:
qual é o valor de uma competição onde adolescentes se degladiam como se
fossem animais? Eu disse orgulhosa a esse coordenador que os meus alunos
jamais teriam uma atitude dessa porque eles me mostraram que se aceita a
derrota com muita dignidade. Fico mega feliz em saber que os meus alunos
não estavam nessas finais!
Guris, aquela medalha, que em breve irá para vocês, tem o valor de
fairplay: o maior valor que o mundo esportivo poderia dar!

Ah! Realmente, parabéns ao Matheus Freitas que no JEDES de Xadrez tinha
ganhado o quarto lugar e na Copa QI foi o primeiríssimo de sua
categoria! Parabéns ao Nikolas que nunca participou de uma competição e
saiu com a medalha de primeiro lugar na sua categoria! Parabéns ao Luis
Elias que está iniciando como o Matheus, com um quarto lugar, mas que
promete ser um primeiro lugar mais adiante!

PROF. JUCIANE TEIXEIRA

Um comentário:

  1. É isso ai professora Ju! Essa galera esta de parabéns, mostrou que maturidade, dignidade formam mais que vencedores de um torneio, formam futuros homens, cidadãos...
    Parabéns à professora, que incentivou do início ao fim, e sem dúvida é grande parte neste processo.

    ResponderExcluir